News / Events

News from STAUFEN. Táktica

People, projects, topics and events.

Fórum de Práticas de Kata surpreende gestores pela rica troca de experiências entre grandes empresas que apostam em melhoria contínua

Date: / Category: News Brazil

Melhorar sempre, até que isso se torne uma rotina. Com o propósito de promover a reflexão coletiva entre empresas praticantes do Kata, gerar e compartilhar aprendizado e acelerar o entendimento dos conceitos, a Staufen Táktica reuniu nesta terça, 22 de maio, na sede da ZF do Brasil, em São Bernardo do Campo, mais de 60 profissionais de empresas como Mahle, GROB, Schott, Saur, Sabó, Marcopolo, Tenda e Oerlikon Balzers, para o Fórum de Práticas de Kata. Kata é uma metodologia para desenvolver nas pessoas hábitos, habilidades e comportamento de melhoria diária, suportado pelo método científico.

De acordo com o diretor de negócios da ZF do Brasil, Flavio Rosso, que apresentou a 

‘Jornada Kata da ZF’, a iniciativa do encontro foi excelente e a dinâmica bastante engajadora. “Achei fantástica a apresentação do Sensei Paulo, que trouxe as origens da Kata nas artes marciais e, em especifico, o Karatê. Para mim, várias rotinas do Improvement Kata e do Coaching Kata passaram a fazer mais sentido prático”, comentou o diretor da ZF, que ainda ressaltou uma das dinâmicas realizadas pelo grupo – utilizando um quebra-cabeças - como uma maneira fácil de guardar os conceitos. “Ver outras empresas caminhando e tendo bons resultados é inspirador”, finalizou Flávio Rosso.

A ZF do Brasil já soma mais de três anos de experimentações em métodos de melhoria contínua, com resultados expressivos como aumento de capacidade do forno NKW em 8%; aumento de mais de 15% em OEE (Overall Equipment Effectiveness) das prensas; eliminação de WIP (work in process) de 80% nos buffers das prensas; redução do tempo de set up de linha de montagem em 30%, aumentando o OEE em mais de 13%. Todos os ganhos conquistados pela ZF vieram sem a necessidade de investimento de capital, somente com o investimento humano na prática da melhoria continua.

 

O gerente Lean da Novo Nordisk, Ermeson Lincon, apresentou as ‘Lições aprendidas do Kata’, com o case de sucesso da empresa. Para ele, a aplicação do Kata nas diversas áreas da empresa, como qualidade, suporte e serviços, área financeira, recursos humanos, além das áreas de produção, foi o grande destaque do fórum.  “Foi uma enorme troca de experiências, também aprendemos muito. Trocamos informações com profissionais que estão em diversas fases de aplicação do Kata e o processo foi muito rico e positivo. Muitas pessoas me procuraram para tirar dúvidas e contar suas histórias. Os desafios que cada um enfrenta dentro de sua própria realidade é um grande aprendizado para todos”, avaliou Ermeson. 

Já Lisiane Kopf, coordenadora Lean da thyssenkrupp Elevadores, falou sobre a Aplicação Kata em uma linha de montagem. “Muito mais do que passar nosso conhecimento sobre este tema, estou saindo deste fórum muito satisfeita pelas importantes trocas de experiências e por ver tantas empresas se utilizando do Kata para atingir seus objetivos. Estou ansiosa para dividir com meus colegas da thyssen e colocar em prática todos os conhecimentos que obtive hoje”, finalizou a coordenadora Lean.

Promovido pela Staufen Táktica, o fórum foi a primeira iniciativa da empresa para discutir as práticas de Kata com organizações de diversos segmentos que apostam na melhoria contínua. Para o gerente geral da Staufen Táktica, Dario Spinola, o Kata é uma das metodologias de melhoria de desempenho e performance que mais tem atraído gestores nos últimos anos. “A procura tem aumentado. Certamente vamos oferecer outras oportunidades de discussão e troca de experiências com relação ao Kata”, finaliza Spinola.