News / Events

News from STAUFEN. Táktica

People, projects, topics and events.

Marcopolo projeta redução de custo de mais de R$ 600 mil no ano com Kaizen 3P

Date: / Category: News Brazil

Os consultores da Staufen Táktica desta vez promoveram, durante uma semana, a implantação da metodologia Kaizen Otimização 3P na fábrica da Marcopolo S.A. - uma das principais multinacionais brasileiras do ramo de transportes coletivos, fabricante de carrocerias de ônibus.

O kaizen Preparação do Processo de Produção (3P) integrou os departamentos de Engenharia de Produto, Engenharia de Processo, Produção, Qualidade e Engenharia Experimental. Foram detectadas as principais áreas críticas do produto durante a fabricação e a montagem das carrocerias - como as áreas de alinhamento estrutural, acoplamento de chassis, montagem de saias de proteção, ar condicionado, e aplicaram as ferramentas de Kaizen 3P para evitar potenciais problemas de operação antes da partida da produção. “Com a utilização das ferramentas 3P, através do trabalho colaborativo das equipes, foi possível identificar várias soluções para cada problema, prototipar aquelas que apresentaram maior potencial e escolher a mais adequada para o produto e para a montagem na linha de produção. O método propicia a descoberta de soluções inovadoras que somente são possíveis com a avaliação nos locais de montagem, a troca de conhecimentos entre as pessoas e experimentação na prática” explica Carlos Alberto Sartor, Coordenador de Engenharia do Produto da Marcopolo.

De acordo com o consultor da Staufen Táktica responsável pelo projeto, Fábio Silva, foram detectadas, durante avaliação anterior à implantação, ausência de ferramenta específica e prática para o desenvolvimento de melhorias antes da partida da operação de fabricação de um novo produto. “Quando o produto entra em linha, já deve existir uma mínima maturidade do processo produtivo. Nós testamos, na prática, itens que são importantes para a fabricação antes que eles entrem em série, para impedir que problemas da produtividade, qualidade e retrabalho se propaguem em série”, explica o consultor.

O mercado de ônibus urbanos é extremamente sensível a custos. Focar em otimizar os processos, melhorar a produtividade e a qualidade, isto é, melhoria do desempenho operacional, é uma excelente forma de se obter uma redução sustentável e duradoura de custos.  “A Equipe de Kaizen na Marcopolo conseguiu reduzir as horas de trabalho em 25%, custo de componentes em 18% e eliminar completamente as operações inseguras da fábrica nos postos e áreas priorizadas. O resultado desta implantação é uma redução de 3% do custo do produto com uma projeção de R$ 600 mil de reduções de custo ao ano”, finaliza Fábio Silva.