News / Events

News from STAUFEN. Táktica

People, projects, topics and events.

Empresas Randon aderem à metodologia Hoshin Kanri sob consultoria especializada da Staufen Táktica e já aumentam eficiência em 15%

Date: / Category: News Brazil

Para se desenvolver uma estratégia é necessário ter um plano. Esse planejamento precisa de objetivos claros, indicadores precisos, ações, prazos e responsáveis. E as Empresas Randon, sabem muito bem disso. Muito mais do que definir metas estratégicas inerentes a toda organização, o desdobramento da estratégia assegura que estas metas sejam traduzidas em ações a serem realizadas e monitoradas no dia-dia, que permitam que tais objetivos sejam alcançados. É nesse contexto que a implantação do Hoshin Kanri se tornou atraente para a Randon.

De acordo com Felipe Luís Mandelli, gerente de excelência operacional da Randon Autopeças, o conglomerado já tem histórico de conduzir suas etapas de planejamento estratégico e desdobrar as atividades em projetos e indicadores nas áreas responsáveis há muitos anos. “O uso das ferramentas Lean já vem de longa data nas Empresas Randon. Temos histórico do uso de Kaizen desde 1996. Uma nova abordagem, porém, é utilizar esta filosofia de forma estratégica, à luz dos princípios de estabilidade, ritmo, fluxo, produção puxada e liderança Lean. Implantamos o Hoshin Kanri agora, por intermédio da Staufen Táktica, a fim de ampliar a utilização dos conceitos Lean nas etapas de desdobramento de metas e projetos”, explica o gerente da Randon.

Mandelli ainda explica que, alinhada a cada realidade, as diretrizes da organização são construídas e trabalhadas pelas áreas responsáveis para que sejam definidos projetos e iniciativas que suportarão estas metas, com base na análise de oportunidades e mecanismos de defesa. “Dentre os benefícios deste processo, destaca-se o compartilhamento dos objetivos e responsabilização para atingir as metas da companhia. Por meio destes conceitos e uso de ferramentas como gestão da rotina, o efeito por ora percebido é a redução de tempo para solução de problemas e aumento de eficiência em algumas linhas de produção, com ganhos de até 15%”, finaliza o gerente de excelência operacional das Empresas Randon.

Para Paulo Lima, o processo de Hoshin na Randon Autopeças permitiu um importante alinhamento entre as equipes das plantas e da área corporativa da empresa, que é fundamental para a fase de execução dos projetos e ações.