News Brazil, 07/30/2018

People, projects and the latest issues of interest from Staufen

Treinamento da Staufen Táktica sobre fluxo nos processos de produção enxuta na SAUR gera economia com interrupção da construção de novo prédio

Com o objetivo de realizar mudanças no layout produtivo, visando um melhor aproveitamento das áreas, além da criação de fluxo contínuo na parte final do processo de uma plataforma agrícola, ou seja, criação de fluxo entre a pintura, montagem e expedição, a SAUR – líder em soluções logísticas para movimentação de cargas e materiais, recebeu uma equipe de consultores da Staufen Táktica - entre 16 a 20 de abril - nos setores de solda, MT6 e montagem das plataformas, para um treinamento exclusivo sobre como criar fluxo contínuo por meio de metodologias Lean. 


Os trabalhos foram desenvolvidos por uma equipe multifuncional de 10 pessoas, envolvendo funcionários da produção, engenharia de processos e planejamento e controle da produção. No primeiro dia, um treinamento nivelou o conhecimento à respeito das técnicas e, posteriormente, a equipe passou a estudar os layouts, aplicando os princípios do Lean, criando opções diferentes de arranjos físicos. O objetivo era obter o melhor fluxo contínuo e integração entre as operações, menor movimentação e menor custo de mudança. 


Os resultados alcançados com este trabalho foram muito significativos: de imediato, a construção de um prédio novo de 800 m² para a expedição foi interrompida, o que refletiu uma economia de pelo menos R$ 400.00,00. Além disso, duas áreas - uma de 1070 m², cuja utilização ainda será estudada, e outra de 800 m², por meio da reorganização dos setores MT4, área de montagem de coletores e trava pino e rearranjo da área de expedição agrícola, foram disponibilizadas. Depois destes importantes resultados iniciais, outros trabalhos de fluxo e novas técnicas estão sendo aplicadas na área piloto da plataforma agrícola, o que certamente deve trazer bons resultados para aumentar a competitividade da empresa.


De acordo com o gerente de qualidade da SAUR, Volnei Neckel, desde o início, o projeto piloto Lean na linha de fabricação de plataformas da SAUR foi um grande desafio. “Tínhamos previsto, no nosso plano de investimentos deste ano, este prédio próprio para expedição das plataformas pois a linha de fabricação, da maneira como estava, não comportava mais a expedição. Faltava espaço. Nos desafiamos a reestudar todo nosso layout e nosso fluxo e, ao final do estudo, não somente conseguimos o espaço para expedição de aproximadamente 800 metros quadrados, como também desocupamos mais 1000 metros quadrados de área fabril. O trabalho de uma equipe multifuncional, aliado a um método, nos trouxe uma visão que antes não tínhamos e resultados muito além dos esperados, como a redução de investimentos, ganho de espaço, melhoria no fluxo, redução de estoque em processo e redução no lead time. Sobretudo, elevamos muito a moral da nossa equipe e, com certeza, estamos motivados para seguir com novos trabalhos”, ressaltou o gerente da SAUR.

 

Entenda a importância do fluxo contínuo


A produção enxuta é uma filosofia operacional que requer menores tempos de atravessamento “lead time” para entregar produtos ou serviços com elevada qualidade e menores custos, através da melhoria do fluxo contínuo no sistema produtivo.
A criação de um fluxo contínuo elimina as perdas - como excesso de estoque de produtos em processo (WIP), esperas devido a longas filas, excesso de transporte dos produtos dentro da empresa, e movimentações desnecessárias dos operadores para a execução das tarefas – o que leva a uma maior rentabilidade e competitividade para a empresa.


Fluxo contínuo é aquele no qual os produtos se movem continuamente nas várias etapas do processo produtivo, sendo uma peça por vez - sem lotes -, com um tempo mínimo de espera entre as etapas e a menor distância de deslocamento do produto, alcançando assim a maior eficiência do sistema.